Por que as Fake News são tão perigosas?

informação

A internet nasceu com a ideia de criar uma rede de comunicação segura com propósitos relacionados a segurança. Contudo, hoje em dia ela é a principal ferramenta mundial para a interação entre pessoas, culturas, tecnologias e muito mais.

De fato a internet teve um papel crucial para o desenvolvimento social, político e econômico que experimentamos no século XXI. Porém, da mesma maneira que ela pode ser beneficiosa, ela também pode servir para outros propósitos. Partindo dessa premissa encontramos o fenômeno mundial que cresceu em larga escala em alguns meios de comunicação, as famosas: Fake News.

O que são as Fake News?

Mas você sabe o que são as Fake News? Com uma intenção clara e com uma estratégia de marketing rigorosa, as Fake News servem como uma maneira de manipular a opinião pública. Nesse contexto, a tradução literal do termo em inglês seria: “Notícias Falsas”, porém elas vão muito mais além do que apenas publicar notícias falsas, que nem sempre são falsas.

jornalismo

Em outras palavras as Fakes News consistem de uma estratégia de marketing que influência o seu público-alvo, as vezes com uma notícia falsa, mas normalmente com notícias verdadeiras. Nesse sentido, essa estratégia visa manipular a opinião pública a favor de um objetivo concreto. Por isso, vemos essa prática sendo empregada na política e como uma maneira de dissuadir o público-alvo em questão.

Como reconhecer um Fake News?

A liberdade que a internet proporciona aos seus usuários é o principal fator para que esse tipo de prática exista. Ou seja, apesar de existirem algumas leis que regulam a maneira que os usuários utilizam a internet, existem muitos modos de estar protegido pelo anonimato que ela oferece. Sendo assim, promover e divulgar notícias falsas torna-se uma prática fácil e acessível a qualquer um.

Então, como saber diferenciar uma notícia real de uma Fake News? Em primeiro lugar para saber se podemos confiar na veracidade da informação é devemos saber qual a sua origem. Portanto se a notícia vier de site famoso e relevante na internet, de certo modo, podemos confiar naquela informação.

Porém, nem sempre uma Fake News está composta apenas por uma notícia falsa, mas também na maneira de expor notícias reais. Em outras palavras, quando uma notícia verdadeira é manipulada e até mesmo editada para servir os interesses de quem as manipula. Normalmente as Fake News estão compostas por fatos alarmantes, com um viés sensacionalista e idealista.

Como evitar ser dissuadido?

Já que a internet tem uma grande produção de conteúdo falso, a única maneira de confirmar a veracidade de uma notícia é buscando outros sites de referência que também falem sobre o mesmo conteúdo. Assim, contaremos com mais informações que falem sobre o mesmo assunto, aumentando o nosso conhecimento sobre aquele fato e excluindo qualquer tipo de manipulação que possa ocorrer através da notícia.

fake news

Outro método bastante eficiente na hora de evitar ser manipulado por uma Fake News é pesquisar sobre o assunto abordado. Com a evolução da tecnologia e da ciência, é incontável a quantidade de artigos científicos que exponham seus experimentos comprovando e indagando questões relacionadas à ciência, cultura, política, entre muitos outros tópicos. Sendo assim, esse também seria outro método eficiente de comprovar a veracidade das informações contidas nas notícias.

Qual o papel do jornalismo no combate as Fake News?

O fenômeno das notícias falsas não é algo relativamente novo e a desinformação sempre foi utilizada como ferramenta de manipulação das massas. De acordo com muitos sociólogos e antropólogos, o que vemos hoje é o resultado da passividade da audiência diante do conteúdo digital.

Portanto, o jornalismo tem um papel fundamental na hora de produzir conteúdo realmente livre de opinião e direcionamento idealista. Também na hora de instigar o pensamento crítico do leitor em vez de direcionar o seu pensamento com a manipulação dos dados. Em suma, o jornalismo deveria fazer frente a esse fenômeno mundial, capaz de eleger presidentes e moldar completamente a maneira de pensar de uma cidade, um estado e até mesmo um país.