A motivação no trabalho: teoria de Herzberg

frase motivacional

De acordo com o psicólogo Frederick Herzberg a satisfação no trabalho dependem de dois fatores. Através desse estudo o psicólogo ganhou um relativo reconhecimento no âmbito da psicologia laboral. De fato ele se dedicou a gestão administrativas de empresas, falando desde uma perspectiva psicológica da mesma.

Desse modo, graças aos avanços da sua teoria de dois fatores ele pode compreender melhor o que fazia um trabalhado para estar satisfeito. Com também o contrário e que impediria a satisfação laboral de um indivíduo. Nesse sentido a teoria Herzberg de dois fatores sobre a motivação laboral pode ser considerada a melhor maneira de entender a satisfação de um empregado.

Qual definição da teoria dos dois fatores?

Decerto a teoria de dois fatores de Frederick, também conhecida como teoria da motivação e higiene serve como uma maneira de verificar a satisfação de um empregado. Logo Friederick estabelece que a satisfação de um trabalhador é determinada por uma série de fatores. Contudo as necessidades básicas catalogadas pelo autor, são: a motivação e a higiene.

motivação trabalho

Além do mais, um dado importante sobre essa teoria consiste na ideia de que os fatores relacionados a higiene fazem referência a insatisfação. Já a satisfação está conectada como os fatores da motivação. Ainda assim, esses fatores seriam completamente independentes.

Os fatores motivacionais

Apesar de a motivação estar conectada também com fatores pessoais, existem uma série de fatores em um posto de trabalho que podem interferir na satisfação de um empregado. Por essa razão Herzberg desenvolveu a sua teoria com base nas conclusões de seu estudo. Em primeiro lugar os fatores de motivação são os que geram a satisfação no trabalho.

Assim sendo os fatores de motivação são ações que poderiam resultar em satisfação ou não satisfação. Desse modo, alguns fatores poderiam ser definidos como: o reconhecimento, o grau de responsabilidade, a independência laboral e a promoção.

Higiene como um dos fatores motivacionais

Seguindo está mesma ideia da qual os fatores motivacionais influência na nossa satisfação em um posto de trabalho, o fator higiene está conectado com a insatisfação. Portanto, o segundo fator da teoria de Hezrberg define quais são as situações que produzem insatisfação ao trabalhador.

Nesse sentido, os fatores incluem as condições do entorno laboral do indivíduo em questão, que eventualmente poderão causar insatisfação. Entretanto, nesse caso a satisfação oscila ente a satisfação e a insatisfação. Ou seja, algumas situações conhecidas como fator de insatisfação, como: o salário, a política da empresa, as relações entre outros colegas de trabalho.

Da teoria a prática, como aplicar a teoria dos dois fatores

Em suma, a teoria de Hezrberg nos proporciona com uma série de conselhos que facilitam a satisfação e a não satisfação. Desse modo evitando que os interesses da emprese e do trabalhador entrem em conflito.

frases de motivação no trabalho

Com o propósito de aprimorar o rendimento como também a qualidade laboral, alguns dos conselhos a seguir são inspirados na teoria de Hezrberg. Em primeiro lugar, o psicólogo recomenda aumentar gradualmente a responsabilidade que possui os trabalhadores. Logo estaria a personalização serviço, quando o trabalhador recebe tarefas especiais, personalizadas que estejam destinadas ao aprimoramento das habilidades para o desempenho de sua função.