Como evitar o efeito estufa e suas consequências?

efeito estufa

Provavelmente não é a primeira vez que você já escutou falar nesse termo: efeito estufa. Atualmente com a enorme quantidade de informação que se produz diariamente no mundo inteiro, a mudança climática é um dos temas mais abordados. Por essa razão, entender o que é o efeito e estufa e as suas inevitáveis consequências é fundamental para, além de conscientizar a população, buscar soluções parar a problemática.

Em outras palavras, a ação do homem está provocando um aumento da temperatura global. Por essa razão, o efeito estufa passou de ser nosso grande aliado a ser um dos riscos da nossa sobrevivência. Desse modo, a inundação de cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, os desgelo de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são alguns dos problemas que a sociedade atual terá que enfrentar.

O que é o efeito estufa?

Em primeiro lugar, vale a pena ressaltar que a vida na terra só existe, de certa forma, pelo efeito estufa. Ou seja, esse fenômeno natural do nosso planeta é beneficioso para a manutenção dos níveis de temperatura. Assim sendo, os gases presentes na atmosfera retém parte da radiação térmica emitida pela superfície da terra aquecida pelo sol, permitindo uma temperatura estável. Desse modo a vida pode se desenvolver normalmente.

Contudo, apesar de o efeito estufa ser um fenômeno natural a ação antropológica no meio ambiente, aumentou drasticamente a emissão de gases de efeito estufa que acentuam esse fenômeno. Consequentemente desestabilizando todo o sistema natural de controle térmico. Desse modo, podemos observar um incremento da temperatura em determinadas regiões e podendo até dizer a nível global.

Consequências do Efeito estufa

Provavelmente o principal efeito negativo do efeito estufa é o incremento da temperatura local e consequentemente global. Contudo, o incremento da temperatura global desencadeia uma série de problemas que desestabilizam toda a harmonia do meio ambiente. Por essa razão o desgelo das massas glaciais é uma das consequências mais preocupantes, visto que o nível do mar estaria sujeito a mudanças.

derretimento glacial efeito estufa

Logo, outra importante consequência do efeito estufa são os furacões mais devastadores que o normal. Isso ocorre por que a intensificação do efeito estufa, consequentemente, o incremento da temperatura aumenta a intensidade dos furações já que serve como uma fonte de combustível de calor para ventos mais rápidos e poderosos.

Consequências do efeito estufa na saúde humana

Um dos principais afetados pelo efeito estufa, mesmo que indiretamente, é o homem. Por essa razão, cada vez mais temos que nos adaptar a cidades cada vez mais quentes e a invernos extremamente frios. Também uma das principais causas que preocupam as autoridades sobre o problema é a escassez de alimento. Ou seja, a mudança climática semeia uma série de dúvidas sobre a disponibilidade dos alimentos.

Outro forte fator negativo relacionado as consequências do efeito estufa na saúde humana é a propagação de doenças e pandemias. Além dos problemas derivados diretamente da contaminação, a organização mundial de saúde afirma que o aquecimento global provocará um incremento das doenças infecciosas, como a malária, a cólera e a dengue se propaguem com mais facilidade por outras zonas do planeta.

Quais são as soluções de curto e largo prazo para estabelecer novamente o equilíbrio climático?

Com o intuito de reduzir ou finalmente encontrar o equilíbrio termal do nosso planeta, devemos mudar a nossa mentalidade por completo. Dessa forma, uma população conscientizada e preocupada pela saúde e bem-estar do nosso planeta e da nossa civilização em geral, contribuiria para sanar os problemas ambientais em conjunto com os governos. Logo, a primeira medida a ser tomada, seria a redução a da emissão dos gases de efeito estufa, como o: CO2 e o CH4.

aquecimento global emissão de gases

Porém, essa simples medida não produziria uma mudança notável. Por essa razão, além de regulamentar as empresas o uso de energia renovável, a ampliação e optimização do transporte público, a reciclagem, etc. São os verdadeiros fatores que quando executados em conjunto mudaram o cenário meio ambiental incerto que a sociedade moderna vive atualmente.