Tratados internacionais, acordos legais entre nações que cooperam juntos

tratados-internacionais

Ao longo da história, muitos países têm considerado a idéia de estabelecer relações bilaterais com outros Estados ou com organizações mundiais, a fim de criar vínculos que favoreçam ambos. Estes são os chamados tratados internacionais, que são a norma legal obrigatória que liga dois países em diferentes assuntos, todos eles regidos pelo direito internacional. Muitos desses acordos legais são econômicos, políticos ou sociais, embora também existam tratados culturais ou militares.

Mais comumente, esses acordos são feitos entre dois ou mais Estados, embora também haja tratados concluídos com organizações internacionais, ambos regulados pelas Convenções de Viena sobre o Direito dos Tratados, a primeira do ano de 1969 e a segunda do ano de 1986. Geralmente, os mais populares são aqueles relacionados à economia de certos países, e referem-se a exportações e importações de produtos, embora existam também acordos sobre a entrada e saída de pessoas para determinadas nações.

tratados-internacionais-2

Que tipos de tratados internacionais existem?

Dentro dos tratados internacionais você pode encontrar várias variantes, existem acordos de acordo com o assunto pelo qual eles foram feitos, tais como tratados comerciais, políticos ou humanitários. Mas, dependendo do tipo de obrigações que possam ser estabelecidas, poderia ser diferenciada entre tratados-lei ou tratados-contrato, os primeiros estabelecem certas regras que podem assumir que sua aplicação legal está acima de algumas leis internas dos países signatários, e o segundo implica troca de benefícios entre as duas partes contratantes.

Os tratados também podem ser entre nações ou organizações internacionais, e até por sua duração podem ser classificados como tratados de duração fixa ou indeterminada.

Fases da conclusão de um tratado internacional

Os acordos internacionais seguem um determinado caminho para poderem ser assinados, na primeira etapa as autoridades nacionais competentes que se reunirão na negociação para expressar o consentimento do Estado que estão representando recebem plenos poderes. A próxima fase é a negociação, na qual as propostas e contrapropostas são apresentadas para serem debatidas pelos representantes e que serão aceitas, rejeitadas ou sujeitas a mudanças. Quando um acordo é alcançado, diz-se que a negociação chegou ao fim, então esta fase culmina com a adoção e autenticação do texto.

Autenticação é o ato legal que atesta a veracidade do texto adotado, para que seja estabelecido como autêntico e definitivo. Finalmente, para que o tratado entre em vigor, é necessária a fase de expressar o consentimento dos sujeitos negociadores.

tratados-internacionais-3

Violação de um acordo, o que aconteceria?

No caso de um país ou instituição internacional não cumprir um tratado, seus parceiros iniciarão certas consultas que ajudam a esclarecer as razões de tal violação. Se houver um caso em que o país que não atende está enfrentando dificuldades, uma estratégia que permita a conformidade pode ser negociada novamente, algo que pode incluir uma extensão ou uma modificação do contrato original. Mas se o país ou organização não quiser continuar a fazer parte do acordo internacional, deve notificar seu parceiro sobre essa decisão para que o acordo seja cancelado ou denunciado e estudado pela Organização Mundial do Comércio.

Os tratados internacionais mais importantes do Brasil

O Brasil é um estado signatário de numerosos tratados internacionais com os quais certas preferências tarifárias são concedidas ao importar e exportar vários produtos. Um dos acordos mais importantes, e no qual alguns países sul-americanos estão integrados, é o do bloco econômico do MERCOSUL. Neste tratado, o Brasil participa com países da região, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Por outro lado, o Brasil também é um estado membro de organizações como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (OCDE), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). ), entre outras.