Unicef, Como esta ONG está trabalhando?

unicef

Em 1946 nasceu o Fundo das Nações Unidas para a Infância ou Unicef. O objetivo que animou sua criação foi ajudar as crianças européias após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Mais tarde, em 1953, a ONG torna-se um organismo permanente dentro da ONU, com o objetivo de ajudar e proteger as crianças e fazer valer seus direitos.
O trabalho do UNICEF estende-se a praticamente todos os países do mundo e funciona através de diferentes programas e comités nacionais.
A operação desses programas é uma combinação entre a cooperação com os governos locais e o planejamento com base nos resultados obtidos.
A grande preocupação da ONG é analisar os problemas e a situação enfrentada pelas crianças como resultado das diversas políticas sociais e econômicas desenvolvido por vários governos em seu escopo.
Da infância à adolescência, a Unicef ​​colabora para que, desde a infância até a adolescência, as crianças tenham alimentos, roupas e cuidados médicos cobertos em todo o mundo. Também fornece vacinas para países em desenvolvimento e desenvolve programas de abastecimento de água, educação básica de qualidade e proteção contra a violência e a exploração infantil nas áreas mais deprimidas do planeta.

unicef

Objetivos do UNICEF

Dividido em cinco áreas, o Unicef ​​concentra sua atividade em:
Buscando a sobrevivência e desenvolvimento das crianças 4 a 6 anos através de programas que visam reduzir a mortalidade infantil e combate à malária e a saúde geral do menor, mesmo antes do nascimento.
Ele também coopera com países e governos na promoção e na alocação de itens econômicos para abordar educação primária universal e igualdade de gênero.
A Unicef ​​também colabora com organizações e entidades religiosas e grupos de jovens em campanhas de educação que buscam prevenção e combate à aids na infância. Com esses programas, eles apoiam famílias e crianças órfãs pelo HIV.
Outra das políticas da Unicef ​​é a promoção dos direitos das crianças por meio da redução da pobreza infantil. Para isso, incentiva diferentes governos a mobilizar recursos e obter resultados no bem-estar das crianças.
A realidade é que no mundo um em cada três crianças não tem benefícios para a saúde. Estima-se que cerca de 140 milhões de crianças nunca tenham frequentado a escola. Esses dados são mais sangrentos em países da África subsaariana e em territórios do Oriente Médio e Norte da África.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Entre as prioridades perseguidas por este ambicioso plano estão alcançar melhorias que facilitem a vida de milhões de crianças.
Em muitas regiões do mundo, os menores são os mais vulneráveis ​​e não dispõem de recursos básicos para a subsistência, como alimentos, água e assistência médica. Eles são os primeiros a cair quando a devastação, a seca e a fome devastam as áreas onde estão.
A Convenção sobre os Direitos da Criança estipula que todas as crianças nascem com o direito à sobrevivência, alimentação e nutrição, o direito à saúde, habitação, educação, participação, igualdade e proteção.
A Convenção parte do princípio que tudo o que é investido na saúde e desenvolvimento da infância afetará o resto da sociedade.
Como a única agência da ONU dedicada exclusivamente a crianças, recebeu um mandato dos governos do mundo para buscar e proteger os direitos das crianças.

unicef

Programa de Voluntários das Nações Unidas

Através do seu programa de voluntariado, o UNICEF está a fazer com que milhares de pessoas adiram ao programa e as políticas desta organização para o sucesso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Com a iniciativa do projeto O caminho para a dignidade para 2030, espera-se que os voluntários do UNICEF ajudem a mobilizar as sociedades no planejamento de metas de desenvolvimento sustentável até 2030.
Os voluntários conscientizam as pessoas dessa agenda, além de adquirirem o interesse de promover ações individuais e coletivas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Na resolução da ONU «Integrando o voluntariado na paz e no desenvolvimento: plano de ação para a próxima década e além», a Assembléia Geral das Nações Unidas reconhece o voluntário como um meio eficaz de implementar a agenda para o Desenvolvimento Sustentável.

Projetos do UNICEF

Existem muitos campos nos quais o UNICED trabalha. Por meio de sua influência, a organização trabalha para reformas legislativas para promover e proteger os direitos da criança e produz relatórios com recomendações para países nos quais eles tentam promover e respeitar os direitos da infância.
Em países como o Brasil, o UNICEF coopera com outras organizações não-governamentais para aumentar orçamentos em projetos que têm a ver com crianças, além de fornecer assistência técnica para as autoridades locais.
A ONG trabalha em estreita colaboração com as autoridades nacionais em todo o mundo para avançar na implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança. Ênfase especial deve ser dada à promoção, pelo UNICEF, da posição de pelo menos 18 anos sobre crianças-soldados. Trata-se de conseguir uma proibição total de crianças serem recrutadas como membros militares em conflitos armados.
Apesar da reputação da Unicef, no entanto, o seu trabalho não tem sido livre de controvérsia. Em 1996, a Igreja Católica retirou a contribuição que havia feito e instou os católicos a não colaborarem com ela porque a ONG promoveu o aborto.
A Unicef ​​negou estas acusações várias vezes através de comunicados de imprensa. No entanto, em seu catálogo de equipamentos, mantém instrumentos para a execução de abortos, como bombas e tubos de extração a vácuo, ganchos de decapitação e perfurantes Smellie, entre outras ferramentas que servem para a interrupção da gravidez.